KemetCast: seu novo podcast de filosofia Africana

Dessalín Òkòtó
5 min read1 day ago

--

Com Dessalín Òkòtó

Não que eu seja um podcaster, mas agora eu tenho um KemetCast!

Kemetcast é o seu podcast diário de rekhet, a filosofia de Kemet. Aqui, vou trazer diariamente um papo de filosofia africana buscando a sua aplicação em nossa vida cotidiana.

O Projeto Rekhet veio para popularizar o nosso pensamento tradicional e a filosofia africana, sempre buscando sua aplicação à realidade.

https://open.spotify.com/episode/6os9DZlEk7EMX2brf4g8sW?si=DTEbBsttQmmkJzOmdYImnA%0A

EPISÓDIO #1: O Mundo não comporta a negatividade.

Nas histórias sagradas africanas sobre as origens de tudo, existe um elemento em comum que é o princípio de toda a realidade: a força criadora do Ser Supremo. Dela tudo emana, tudo existe e interage tendo por finalidade atender ao propósito que o ser supremo deu a cada força de vida, a cada força da natureza.

Isto nos leva a uma conclusão da qual desembolo no papo desse episódio de hoje: o universo não comporta negatividade.

O que estrutura essa ideia, suas implicações lógicas, psicológicas, éticas e políticas, eu te conto nesse primeiro episódio do Kemetcast.

O Mundo não comporta a Negatividade

Esqueça o “Não” como resposta!

O universo não entende o "não", o "nada" e o "inexistente. O universo é um todo completo que não comporta a parte ou o incompleto. Negativo, só se for uma espécie de anti-universo. Mas, como não temos acesso a nada anti-tudo-o-que-conhecemos, não é possível sequer especular o que seria esse anti-universo.

O universo não entende o "não".

E assim também são as pessoas. Assim como o universo, elas não dão margem para o "não", o "nada" e o "inexistente". Mesmo que escape à sua compreensão, elas preferem ignorar que haja algo além do que elas compreendem pois, afinal, tudo o que elas compreendem é o que pertence ao seu próprio universo.

Se não há margem para o “não”, o que é a negatividade, então?

Negatividade é apenas uma positividade que ameaça a destruição de outra positividade caso a força que uma contém seja maior que a da outra.

A negatividade dos raios solares são as nuvens de chuvas que impedem sua luz de alcançar a superfície da Terra. A negatividade da força da vida é aquilo que ameaça a sua continuação no próximo dia!

Negatividade, então, não é algo fora da realidade. A gente considera a negatividade uma força da realidade que está diametralmente direcionada contra o que chamamos de positividade. Então o que chamamos de negativo, nada mais é que uma outra face do positivo.

O que faz uma negatividade ser negatividade é ela ser contrária à positividade a partir da qual se fala.

Uma negatividade, como a palavra sugere, ela não é. Para ser, já seria uma outra positividade! Pois tudo o que dizemos é positividade.

O que sentimos como negatividade não passa de uma percepção distorcida do espírito. E, por ser distorcida, faz mal como tudo o que está desequilibrado.

O universo, o mundo e os seres vivos são tudo pura positividade. O que os faz morrerem ou se desintegrarem é terem as várias positividades que os compõem em desequilíbrio, em desarmonia.

O mundo é pura positividade e não há margem para a negatividade.

Viver em positividade, é viver de acordo com tudo aquilo que mantém a positividade… positiva! E o que faz isso? A proporção, a duração e a relação das positividades afins e que agem para a vida de algo maior que elas.

Uma família sem pai ou sem mãe? Ela é desequilibrada. Então é uma família desproporcional. Imagina uma família onde os pais e as mães duram só um dia! É tempo insuficiente, então falta duração. Pense, ainda, em uma família feita só de pais ou feita só de filhos. Faltam os complementos para realizar as relações que dão a completude da família!

Sem proporção, duração e relação, qualquer positividade se desfaz nesse mundão!

Mas tem a positividade da ação! E essa demanda oitra reflexão! Pois a positividade de um não necessariamente vai valer para a positividade de outro! A depender dessa diferença, a positividade de um será a negatividade para o outro. E a única coisa que nos faz conhecer quais positividades nos constituem e quais positividades alheias são "negatividades" para a gente é a vida em comunidade.

Mas não qualquer comunidade, mas não qualquer interação.

Pois o que faz uma comunidade não é um amontoado de ninguém solta a mão de ninguém. Mas um grupo coeso de uma mão lava a outra e as duas enxugam o rosto. Comunidade é um conjunto unido de pessoas trabalhando em torno de um propósito. Seja ele uma agremiação de escola de samba, uma roda de candomblé, uma laje para bater no domingo ou uma organização para a autonomia dos seus membros.

Uma comunidade é o resultado de um propósito, e não de uma circunstância. Somente neste ambiente de várias pessoas que cada um pode se pôr a teste e conhecer as próprias positividades e, consequentemente, conhecer quais positividades alheias são suas "negatividades". É numa comunidade que você descobre seu axé, como é o seu ori, qual comida é o seu ebó e qual caminho é o seu euó.

As pessoas, assim como o mundo, são pura positividade. Positividade de acordo ou em desacordo entre si, isso varia. Se é, já positividade. Se não, sequer dá pra falar alguma coisa. Pois a palavra já é afirmação de positividade.

Por isso, também, tudo o que é verbo é verdadeiro, pois só é possível dizer do que é positividade se for verdadeiro. E, assim como a relação entre positividade e negatividade, o falso é uma distorção do verdadeiro. A distorção pode até ser uma deformação, mas jamais uma negação de algo. Por isso o universo só comporta o que é verdadeiro. O falso nada mais é do que a distorção dos limites do verdadeiro para deslocar a positividade da sua realidade e forçar que ela caiba em outra realidade. A falsificação da verdade é a distorção das coisas. A mentira é uma verdade deslocada. Por isso, tudo o que é positividade no Universo é verdadeiro de algum jeito, ainda que distorcido ou deslocado de sua positividade.

O universo não entende o "não", não comporta o "nada" nem tem margem para o "inexistente". Pois tudo no universo é tão somente afirmação, existência e completude.

As pessoas, assim como o universo, também são pura positividade, afirmação e verdade. Dizer que não, é só dizer que está deslocado ou distorcido. Alguém negativo não existe. E se a negatividade não existe, tudo o que existe é positividade.

Por isso, esqueça o “não” como resposta. Pois tudo é positividade segundo alguma realidade. A minha, a sua, a nossa, a deles! Sim, a deles! A gente erra quando afirma pela realidade deles, pois lá é uma positividade diametralmente oposta à positividade da nossa realidade. E enquanto a gente continuar afirmando pela positividade deles acreditando que estamos afirmando pela nossa própria realidade, a gente vai viver mergulhado na negatividade que é se afirmar pela positividade alheia.

Siga o KemetCast para ouvir os episódios diários e me conte o que achou de cada episódio!

Abração!

--

--

Dessalín Òkòtó

Querendo ser educador para melhorar minha comunidade, sentei para aprender e agora levanto para também ensinar.